BLOG

Acompanhe nosso blog!

Aqui você encontra informações,
novidades e curiosidades sobre o mundo da Odontologia e Estética.

Troco ou não minha prótese por um implante dentário?

Quando perdemos um ou mais dentes por algum motivo, logo aparece a dúvida: prótese ou implante dental, qual o melhor tratamento? As duas alternativas são recomendadas pelos dentistas, mas são dois procedimentos diferentes, e a colocação, higiene bucal, alimentação e demais cuidados também diferem. Para acabar com essa dúvida sobre qual tratamento escolher, vamos te explicar melhor a diferença entre os procedimentos e suas recomendações. Confira!

Quais as diferenças?

Os dois tratamentos servem ao mesmo propósito: substituir um ou mais dentes perdidos, mas de maneiras diferentes. A arte dental, ciência que cuida da reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, a fim de restaurar e manter a forma, aparência e saúde, consiste na prótese dentária. Esta pode ser total, fixa ou sob forma de implante. O implante substitui a raiz do dente, repondo o elemento perdido. Mas ele precisa de uma prótese para completar a recuperação.

As indicações dependem da avaliação do histórico de saúde do paciente, estudo clínico e expectativa da pessoa que quer realizá-lo. Antes da cirurgia, a pessoa precisa estar com os exames médicos atualizados. Já no caso da prótese, a saúde bucal precisa estar em dia. Problemas virais agudos, periodontais e fúngicos contra-indicam a colocação da prótese, já que podem causar problemas de adaptação, assim como a perda da prótese.

Como é a higiene em cada procedimento?

A higiene também é diferente em cada procedimento: no caso da prótese, o que muda é a maneira de fazer a higiene. Conforme o modelo, exige etapas e instrumentos próprios. A prótese dentária, normalmente precisa de escovas interdentais. As fixas, incluem o uso do fio dental, além da escovação normal. Já na removível, a higiene deve ser feita isolada da boca, com uso de uma escova macia e, quando possível, com algum limpador específico.

O implante dentário, por sua vez, pode permite uma higiene  tradicional, com escovação, fio dental e enxaguante. Além disso, requer uma avaliação pelo menos semestral para uma manutenção da limpeza, sem falar – é claro – da escovação normal. Dessa forma, manter o bom resultado do tratamento fica mais fácil, além de proteger sua boca das doenças provocadas por aumento de placa bacteriana.

Posso me alimentar normalmente com a prótese ou o implante?

Nos dois casos, a alimentação comum pode ser mantida. Ainda assim, o cuidado com alimentos crocantes, com corantes ou muito ácido se faz necessário. Para quem usa prótese total, é importante evitar alimentos pegajosos e grudentos, porque podem deslocar a prótese verticalmente.

Se você ainda ficou com dúvidas sobre qual tratamento é o melhor, deixe seu comentário.

Quer realizar algum dos dois procedimentos? Deixe seu contato nos comentários, para que nossa equipe possa entrar em contato e marcar sua avaliação gratuita na data e horário mais cômodos para você! O IBIO conta com excelente atendimento! Oferecemos bem mais do que apenas tratamentos odontológicos: promovemos melhorias completas na saúde bucal. Isso porque entendemos que um sorriso bonito é importante para a saúde e auto estima. Nossos profissionais oferecem atendimento em diversas áreas odontológicas, para seu conforto e tranquilidade. Escolher  a Clínica Odontológica IBIO em Curitiba é escolher sorrir!

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter