Estomatologia

Sabe aquelas feridinhas na boca, parecidas com afta, mas que não cicatrizam há semanas? Você precisa verificá-las com a ajuda de um profissional em estomatologia.

A estomatologia atua frequentemente no tratamento e prevenção do câncer de boca, assim como doenças sexualmente transmissíveis como HPV. Também pode cuidar de pequenas lesões causadas por cáries.

Fique atento aos sinais da sua boca!

Mesmo que a estomatologia trate de doenças bucais, muitas doenças sistêmicas – que atacam outras partes do corpo – podem se refletir na boca. Muitas vezes, o diagnóstico dos problemas bucais antecedem a manifestação de problemas sistêmicos. Por isso, a procura pelo estomatologista é determinante para o diagnóstico e tratamento de possíveis consequências no organismo.

Além disso, a estomatologia também pode diagnosticar outras doenças por meio das manifestações bucais, como a língua lisa na anemia ou diabetes.

Previna o câncer de boca com uma consulta de estomatologia

Essa área é importante para prevenir e diagnosticar diferentes doenças bucais. Por meio de uma análise e de exames clínicos bem detalhados, é possível descobrir diversas complicações. Isso vale tanto para simples cáries como para diagnosticar câncer de boca.

Quanto antes as complicações são descobertas, melhor

O diagnóstico é extremamente importante para que o tratamento seja feito o mais rápido possível e apresenta maiores chances de sucesso. Principalmente em se tratando de um diagnóstico de câncer.

Tratamento para o câncer de boca

Assim como a estomatologia pode identificar quadros de câncer de boca, também pode tratar as lesões causadas pela quimioterapia. Existem muitos efeitos colaterais que o tratamento oncológico pode causar na boca. Entre eles, o sangramento gengival, neurotoxicidade e a mucosite. Esta última se apresenta em forma de várias úlceras, bastante doloridas. Essas feridas impedem o paciente de se alimentar e são uma porta de entrada para várias infecções sistêmicas.

Assim, a estomatologia minimiza os efeitos colaterais do câncer de boca. Dessa forma, permite que os pacientes passem pelo tratamento e também por esse momento tão difícil da melhor maneira e com qualidade de vida.

Portanto, não deixe sua saúde para última hora: fique atento às lesões ou alterações na boca, língua e lábios. Caso apresentem alguma estranheza, não deixe de procurar imediatamente um profissional de estomatologia.

Aqui no IBIO, temos especialistas nessa área, que podem oferecer um diagnóstico assertivo e um tratamento adequado para cada caso. Confie em quem tem tradição e excelência: agende agora mesmo sua avaliação totalmente gratuita no melhor dia e horário para você.

Avaliação

Agende a sua avaliação:

Confira outros tratamentos oferecidos atualmente no IBIO: