BLOG

Acompanhe nosso blog!

Aqui você encontra informações,
novidades e curiosidades sobre o mundo da Odontologia e Estética.

Tipos de Enxerto Ósseo para Implante Dentário

Tipos de Enxerto Ósseo para Implante Dentário

Basicamente, existem três tipos de enxerto ósseo para implante dentário. Descubra quais são eles no post de hoje.

Quando é preciso realizar o enxerto ósseo?

Geralmente o enxerto ósseo é indicado quando as áreas que precisam do implante dentário perderam a espessura óssea por alguma razão. Também pode ser recomendado em uma cirurgia bucomaxilar facial. Afinal, este procedimento é capaz de repor um osso, – ou parte dele – direcionar ou até acelerar a cicatrização óssea.

O enxerto ósseo é fundamental também no tratamento da periodontite, que trata-se da perda do osso ao redor dos dentes. 

Pode ser realizado como complemento ao uso de barreiras biológicas, favorecendo a formação de novo tecido de sustentação dos dentes. 

Os enxertos tem sido aplicados até mesmo nos alvéolos dos dentes recém-extraídos, para prevenir a reabsorção óssea, que geralmente acompanha a perda dental. 

Tipos de enxerto:

Autógeno: Quando o osso usado para preencher a perda óssea dentária provém do próprio paciente. Funciona desta forma: é feita uma cirurgia com anestesia local (a mesma utilizada nas extrações de sisos) no próprio consultório odontológico. Caso o procedimento seja maior ou mais detalhado, precisa ser feito em um ambiente hospitalar, com anestesia geral. Nesse caso, o enxerto é extraído da bacia, da tíbia (no alto da canela) ou da calota craniana. Então esse osso, em forma de bloco ou triturado, é retirado e realocado onde ocorreu a perda óssea. Essa técnica é a mais indicada, pois a possibilidade de rejeição do enxerto é quase nula. Pelo material ser genético, possibilita a formação de um novo osso pelo material.

Alógenos: Caso seja impossível utilizar o enxerto ósseo autógeno, existe a opção de utilizar enxertos doados por outra pessoa: os alógenos. Nesse procedimentos, grande parte da proteína óssea morfogenética, que induz a formação do osso, é destruída e o enxerto perde um pouco seu potencial de desenvolvimento. Ele age como um andaime: um tipo de estrutura que serve para direcionar a formação óssea. Para esse tipo de enxerto, são exigidos alguns procedimentos prévios antes do paciente receber esse material. Vários testes são realizados para saber se o doador apresenta alguma doença contagiosa da qual não tenha conhecimento, como por exemplo sífilis, aids, entre outras. São os mesmos critérios que valem para a doação de qualquer outro órgão.

Xenógenos: Mais uma opção, para quando as demais não servirem no caso do paciente. Consiste em enxertos provenientes de outra espécie. Um dos mais populares e pesquisados é o de origem bovina, que tem mais de 30 anos de análises. Há algum tempo, muitos dentistas e médicos afirmavam que esse material poderia propagar a doença da vaca louca, mas atualmente sabe-se que isso é praticamente impossível.

Geralmente, os implantes dentários só poderão ser fixados depois de passado o período de cicatrização óssea, que demora aproximadamente entre 6 e 12 meses depois de realizado o enxerto ósseo. Dependendo do caso, pode-se fazer a fixação dos implantes logo depois do enxerto, reduzindo assim o número de procedimentos cirúrgicos.

Durante uma avaliação prévia, o dentista vai observar se há osso suficiente para suportar o implante ou se deverá ser feita a cirurgia de enxerto dentário. Essa análise consiste em exames como radiografias ou tomografias que mostrem a situação atual da estrutura óssea do paciente.

Todas as opções apresentadas têm indicações e limitações, vantagens e desvantagens. Portanto, converse com um dentista para saber o melhor tipo para o seu caso.

Um procedimento tão delicado, com tantos detalhes, deve ser feito com total segurança. Por isso, não deixe sua saúde nas mãos de qualquer um. No IBIO, todos os pacientes que passam pelo procedimento de enxerto ósseo são operados com todo o conforto e segurança. O IBIO também conta com profissionais altamente especializados e qualificados para tornar a cirurgia de enxerto segura e eficiente. Cuidamos de você em uma estrutura hospitalar completa e com os equipamentos e as técnicas mais modernas.

Marque sua avaliação no IBIO e comprove a qualidade e eficiência de quem tem tradição em enxertos ósseos.

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter