Sintomas da ATM

02/11/2018

O movimento de abrir e fechar a boca é uma das dinâmicas mais comuns na nossa rotina. Fazemos isso o tempo todo para falar, comer e às vezes até mesmo para respirar. Mas e se esse movimento simples se tornasse complicado ou doloroso? É o que vivencia quem sofre com disfunções da ATM. Essa sigla denomina a articulação temporomandibular, que controla o movimento da mandíbula. Se você acha que sofre desse mal, confira nossa lista com os principais sintomas dessa disfunção. Lembrando que o ideal é sempre consultar um especialista!

Dor no rosto e na cabeça

A dor no rosto é um sintoma muito comum nas disfunções da ATM. Mas pode ser um sintoma mais tardio. Essa dor não tem um local específico do rosto para acometer. Geralmente ela aparece próximo ao ouvido, no local onde fica a ATM. Mas também pode aparecer nas têmporas ou parte frontal da testa.

Essas dores são diretamente ligadas ao bruxismo e ocorrem devido ao desgaste muscular que esse movimento repetitivo causa. É a musculatura que também causa a dor de cabeça. As dores de cabeça são muito confundidas com enxaquecas, até porque elas costumam aparecer em pontadas. Por isso, vale a pena consultar um odontologista se a causa do problema não for encontrada por um neurologista.

Maxilar travado

O maxilar travado é um sintoma clássico das disfunções de ATM. Nesses casos, quando o paciente abre a boca para comer, a cabeça da mandíbula sai da posição e não volta mais. O travamento do maxilar impede a execução perfeita de ações importantes no dia a dia, como comer e falar. Para colocar a articulação de volta ao lugar, é preciso ir ao odontologista. Podem ocorrer travamentos temporários também. Nesses casos, o paciente costuma ignorar o problema, já que ele se resolveu sozinho. Mas ainda assim é importante investigar a causa.

Mordida incômoda

Um sintoma comum das disfunções da ATM é a dificuldade em mastigar. Em condições normais, a mastigação acontece sempre no mesmo ponto dos dentes. Mas quando uma pessoa tem uma disfunção da ATM, as mordidas nunca acontecem no mesmo lugar, o que é desconfortável. Isso pode ocorrer até mesmo por um desencaixe entre a arcada superior e inferior.

Mesmo que a mordida não doa, o paciente pode começar a sentir estalos e até chiados ao abrir a boca. Isso pode estar relacionado com disfunções do disco de cartilagem da ATM. Esse disco de cartilagem fica entre a cabeça e a mandíbula, e consiste em um tecido mole feito de cartilagem. Esse disco pode ser deslocado ou desgastado, e aí o encontro dos ossos gera estalos. Isso pode causar ainda mais problemas na região. Por isso é importante procurar um especialista assim que o problema surge.

Inchaço na lateral do rosto

Um sintoma pouco comum, mas bem característico das disfunções ATM é o inchaço do rosto. Esse sintoma costuma ser o músculo hipertrofiado, que fica bem evidente quando afeta o músculo masseter. Esse músculo recobre a lateral da mandíbula e as bochechas. Devido sua extensão, ele pode até deixar um dos lados do rosto mais quadrado.

O inchaço relacionado aos músculos da ATM aparece sem motivo, não ocorre trauma ou algo que o justifique. Além disso, está ligado a dores ao mastigar a abrir a boca.

Zumbido no ouvido

Um sintoma pouco comum, mas muito relacionado às disfunções ATM é o zumbido no ouvido. Isso porque há uma proximidade muito grande entre o ouvido e os dentes. Então quando a oclusão não é perfeita, isso pode gerar um problema mandibular que se reflete no ouvido.

Normalmente, quando o otorrinolaringologista não consegue encontrar uma causa para o zumbido, ele envia o paciente para o odontologista. As disfunções da ATM costumam causam zumbido quando há algum problema no líquido ou no disco da articulação.  

E então, você está apresentando algum desses sintomas? Então entre em contato e agende já sua avaliação aqui no IBIO. Aproveite que ela é totalmente gratuita!

alimentação ácida
atm
bichectomia
botox
buchecha
cirurgia
clareamento dental
clínica de estética
clínica odontologica
cuidados na alimentação
dentição
dentista
dicas
enxerto ósseo
estética
estética buchecha
estética corporal
estética dental
extração de siso
gengiva
idosos
implante dentario
lipo
odontologia
onde fazer implante dentario
ortodontia
osseointegração
papada
pós-operatório
prótese dentária
prótese fixa
prótese móvel
reuperação
saúde
saúde bucal
siso
tratamento de canal
valor implante dentario

Compartilhe esse artigo