BLOG

Acompanhe nosso blog!

Aqui você encontra informações,
novidades e curiosidades sobre o mundo da Odontologia e Estética.

Sensibilidade depois do clareamento

Sensibilidade depois do clareamento

É comum que surja uma certa sensibilidade depois do clareamento dental. No post de hoje vamos explicar por que isso acontece. Também vamos dar algumas dicas para reduzir os efeitos deste desconforto.

Por que há sensibilidade depois do clareamento?

Isso acontece porque os dentes passam por uma reação química de oxidação. Neste processo, o peróxido de hidrogênio quebra as ligações de pigmentos e, assim, consegue fazer o clareamento. Como consequência, ocorre a desmineralização superficial do esmalte dentário.

No caso das aplicações de luz led ou laser, o efeito da sensibilidade pode ser potencializado devido à aceleração da reação química e o calor. 

A intensidade da sensibilidade depois do clareamento depende da concentração do peróxido de hidrogênio no gel clareador. Afinal, quanto maior a concentração desta substância, mais intensa é a sensibilidade. O tempo de permanência do gel em contato com a superfície dos dentes também piora o quadro.

Como atenuar o incômodo da sensibilidade pós-clareamento?

Uma forma de atenuar a sensibilidade depois do clareamento é fazer a remineralização dos dentes. Neste processo, são utilizadas substâncias como flúor e cálcio. A alimentação também pode contribuir para aliviar os efeitos.

Higiene bucal e aplicação de produtos específicos

Logo após finalizar o clareamento, o próprio dentista indica algumas formas de reduzir os incômodos. Como por exemplo, a aplicação de flúor e a utilização de gel à base de fosfato de cálcio. Isso ajuda porque estes elementos agem fechando os túbulos dentinários e integrando-se à estrutura dental.

Além disso, é fundamental fazer o uso correto dos itens de higiene bucal, como cremes dentais específicos. Eles são essenciais porque eliminam a placa e proporcionam alívio ao desconforto. No caso das escovas de dentes, o ideal é utilizar as de cerdas macias, que evitam a retração da gengiva. 

Alimentação

Evitar alimentos e bebidas extremamente quentes, muito gelados ou que sejam ácidos demais também ajuda a manter a sensibilidade controlada. Portanto, é recomendável evitar:

  • Sorvetes
  • Café
  • Vinagre
  • Frutas cítricas, entre outros.

Faça o tratamento com quem entende do assunto!

Se você quer fazer o clareamento dental de forma segura e com toda a orientação necessária, venha para o IBIO. Nossos dentistas estão preparados para realizar o procedimento com toda a segurança e tratar do seu caso com o cuidado adequado. Agende agora mesmo sua avaliação!

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter