Recuperação após cirurgia de enxerto ósseo

12/10/2018

O enxerto ósseo é o tratamento para repor osso na mandíbula de um paciente que tenha sofrido perda óssea. Isso normalmente ocorre após a perda de um ou mais dentes. Essa perda óssea também impede, por certo tempo, a realização dos implantes para fixar as próteses. Por isso, a cirurgia de enxerto ósseo é um procedimento de extrema importância quando o assunto é reabilitação do sorriso. Você tem dúvidas sobre como funciona a recuperação após a cirurgia de enxerto ósseo? Continue lendo e descubra!

Dependendo da técnica aplicada, a retirada dos pontos e a consulta de retorno normalmente acontecem entre 4 e 7 dias após a realização do procedimento. Independente do tipo de técnica utilizada no enxerto, é necessário aguardar o tempo de recuperação e integração do osso para então realizar a colocação do implante. Isso só acontece quando ele já está firme o suficiente para receber o implante e a prótese. Após a cirurgia, é indispensável seguir as recomendações do dentista para garantir o resultado esperado na recuperação.

Os cuidados que você deve tomar

Os cuidados após a cirurgia influenciam bastante no resultado do procedimento. Existem medidas que precisam ser seguidas à risca para que o osso tenha uma boa recuperação.  Entre eles, o essencial é ter uma alimentação pastosa e gelada nos primeiros dias. Isso evita que o paciente tenha cargas mastigatórias excessivas que possam prejudicar sua recuperação ou até mesmo causar dor. Outro ponto importante é a higiene, que deve se manter normal, mas feita com suavidade na região próxima do enxerto.

Nos primeiros dias, também é aconselhável o repouso absoluto e evitar movimentos bruscos, como exercícios e atividades físicas. Além disso, é fundamental que o paciente siga corretamente as instruções do cirurgião-dentista, como o uso de medicamentos recomendados. É comum o dentista indicar anti-inflamatórios nos primeiros cinco dias para reduzir edemas pós-cirúrgicos e analgésicos para controlar a dor.

Recomendações importantes na recuperação após cirurgia de enxerto ósseo:

  • Repousar bastante: é importante não fazer nenhum esforço físico ou praticar esportes por pelo menos 24 horas.
  • Não tomar sol.
  • Não fumar ou ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica.
  • Não abaixar a cabeça. Tente sempre mantê-la em posição mais elevada que o corpo, principalmente na hora de dormir.
  • Tenha uma alimentação mais pastosa, líquida e gelada durante 24 horas. Sorvete e sucos de todos os sabores estão liberados.
  • Evitar fazer pressão interna na boca nas primeiras 72 horas. Tente não cuspir, bochechar ou ingerir líquido por meio de canudos.
  • Evite falar muito e a todo momento.
  • Faça compressa de gelo no local por 4 horas para amenizar edemas e hematomas da cirurgia.
  • Não deixe de escovar os dentes próximo à área operada bem lentamente e com cuidado.
  • Use corretamente a medicação prescrita pelo dentista.
  • Não faça bochecho com nenhum tipo de medicamento nos primeiros dias.
  • Retorne ao dentista para remover os pontos.

Por fim, em caso de dúvidas, entre em contato com seu dentista para maiores esclarecimentos. Lembre-se que ele é a pessoa mais indicada para te ajudar!

Precisa realizar uma cirurgia de enxerto ósseo? Agende já sua avaliação gratuita no IBIO! Marcamos no dia e horário mais confortável para você!

alimentação ácida
atm
bichectomia
bochecha
botox
cirurgia
clareamento dental
clareamento dental caseiro
clínica de estética
clínica odontologica
cuidados na alimentação
dentição
dentista
dicas
enxerto ósseo
escova de dentes
estética
estética buchecha
estética corporal
estética dental
estomatologia
extração de siso
facetas de porcelana
gengiva
idosos
implante dental
implante dentario
lentes de contato dental
lipo
odontologia
onde fazer implante dentario
ortodontia
osseointegração
papada
pós-operatório
Proteção aos dentes
prótese dentária
prótese fixa
prótese móvel
reuperação
saúde
saúde bucal
siso
tratamento de canal
valor implante dentario