Quem tem bruxismo pode usar prótese dentária?

28/09/2018

Bruxismo, como alguns já devem saber, é o hábito de ranger os dentes de forma involuntária. Essa doença, que pode estar ligada diretamente ao estresse da rotina, prejudica de várias maneiras a saúde bucal dos pacientes. Para quem sofre desse mal e precisa usar prótese dentária, surge a pergunta: quem tem bruxismo pode usar prótese dentária? Fique tranquilo, vamos esclarecer sua dúvida!

E a resposta é sim! As próteses fixas são as mais indicadas para reabilitação de dentes com desgaste devido ao bruxismo. Inclusive pode ajudar no tratamento! Isso porque devolve a dimensão vertical de repouso da boca, que é a altura perdida pelo desgaste dos dentes.

O Bruxismo pode danificar a prótese?

O principal motivo de danificação é o mau planejamento de próteses sobre esses dentes já desgastados. O profissional que trata um paciente que sofre de bruxismo e precisa usar a prótese, precisa lembrar que essa doença aumenta os riscos de danos e de sobrecarga nos dentes. Além disso, há grandes chances de que esse paciente possua fraturas.

Um tratamento correto exige um preparo prévio do profissional para os dentes danificados do paciente. Depois da reabilitação, o paciente precisa usar placas oclusais – próprias para o tratamento de bruxismo – para evitar danos.

Alternativas para o tratamento do bruxismo

Atualmente, uma das alternativas mais usadas no tratamento de bruxismo é a desprogramação dos músculos responsáveis pelo excesso de força. Em resumo, isso é feito aplicando doses rigorosamente calculadas de toxina botulínica em músculos específicos da mastigação. Isso impede que a sobrecarga oclusal, causada pelo bruxismo, interfira na reabilitação protética.

Outra alternativa de tratamento é que o paciente utilize próteses dentárias com contato metálico. Isso porque o metal reduz consideravelmente o desgaste no contato entre essas próteses e os dentes naturais. Com isso, a mordida torna-se menos traumática até para as estruturas das articulações temporomandibulares.

Se você sofre de bruxismo mas precisa utilizar próteses dentárias, venha fazer seu tratamento conosco. O IBIO é referência em tratamentos dentários em Curitiba! Contamos com equipamentos de ponta e profissionais altamente capacitados para te atender. Além disso, oferecemos avaliação totalmente gratuita na data e horário mais cômodos para você. Conheça e comprove a qualidade do IBIO!

alimentação ácida
atm
bichectomia
botox
buchecha
cirurgia
clareamento dental
clínica de estética
clínica odontologica
cuidados na alimentação
dentição
dentista
dicas
enxerto ósseo
estética
estética buchecha
estética corporal
estética dental
extração de siso
gengiva
idosos
implante dentario
lipo
odontologia
onde fazer implante dentario
ortodontia
osseointegração
papada
pós-operatório
prótese dentária
prótese fixa
prótese móvel
reuperação
saúde
saúde bucal
siso
tratamento de canal
valor implante dentario

Compartilhe esse artigo