Dentição de idosos – Quais os mitos e verdades?

13/08/2018

O avanço da idade exige um número maior de cuidados. Porém, muitos mitos envolvem algumas questões de forma direta e acabam sendo encarados como verdades. A dúvida sobre a possibilidade de pacientes adultos ou idosos poderem ou não usar aparelho ortodôntico é um dos exemplos. Por fim, para eliminar essas dúvidas, esclarecemos algumas situações que se relacionam a essa dentição.

Aparelho ortodôntico é de uso exclusivo para crianças e adolescentes?

Aparelho-ortodôntico-idosos-300x200

Mito! O tratamento ortodôntico não tem uma idade limite para ser realizado. Há vários casos onde adultos e idosos utilizam o aparelho ortodôntico como forma de consertar as funções e restaurar a estética. Uma grande maioria dos pacientes que vão passar por implantes ou próteses devem utilizar aparelhos anteriormente, para apresentar melhores resultados.

Problemas em articulações podem ser restabelecidos com tratamento ortodôntico?

Mito! O tratamento ortodôntico não está entre as prováveis causas de problemas nas articulações, assim como também não serve como tratamento para esse tipo de transtorno.

Quem já teve doenças periodontais não pode usar aparelho ortodôntico?

Mito! Dados indicam que aproximadamente 20% dos adultos tem predisposição a desenvolver inflamações nas gengivas e ossos ao redor dos dentes. Normalmente, durante o tempo da doença, os dentes podem sofrer alguma movimentação devido ao suporte enfraquecido. Depois de controlar a doença, o tratamento ortodôntico não só pode, como deve ser realizado para alinhá-los. Além disso, o método facilita a higienização, renova a função de mastigação e a estética do sorriso. É importante destacar que pacientes que apresentarem esse tipo de quadro, devem procurar um periodontista para avaliação e tratamento adequados.

A eficiência dos aparelhos estéticos pode ser tão boa quanto a dos convencionais?

Verdade! Para atender o aumento de demanda de adultos com necessidade de tratamento ortodôntico, foram desenvolvidos os denominados aparelhos estéticos. Esses itens são tão eficientes quanto os modelos de metal. Para que isso seja mantido, entretanto, é essencial um diagnóstico correto e profissionais experientes para realizar o tratamento.

Não confie a sua saúde bucal a qualquer um! A IBIO tem tradição em implantes dentários e possui profissionais qualificados para cuidar do seu sorriso!

Deixe seu telefone nos comentários e receba o contato da equipe IBIO. A  avaliação é gratuita

alimentação ácida
atm
bichectomia
botox
buchecha
cirurgia
clareamento dental
clínica de estética
clínica odontologica
cuidados na alimentação
dentição
dentista
dicas
enxerto ósseo
estética
estética buchecha
estética corporal
estética dental
extração de siso
gengiva
idosos
implante dentario
lipo
odontologia
onde fazer implante dentario
ortodontia
osseointegração
papada
pós-operatório
prótese dentária
prótese fixa
prótese móvel
reuperação
saúde
saúde bucal
siso
tratamento de canal
valor implante dentario

Compartilhe esse artigo