Prótese Dentária – Como funcionam e cuidados necessários

07/03/2019

A prótese dentária é uma das alternativas mais acessíveis para quem quer ter um sorriso completo. Existem dois tipos de próteses e a indicação do modelo depende de cada caso. Se você quer saber mais sobre a prótese dentária, fique atento ao post de hoje!

Tipos de próteses dentárias

Como já dissemos ali no início, as próteses dentárias se dividem em dois grandes grupos, são eles:

Prótese dentária total tradicional

Esse é o tipo mais comum de prótese, que é colocada sobre a gengiva depois que todos os dentes são extraídos. Porém, a fixação não acontece imediatamente, sendo realizada apenas quando os tecidos estiverem totalmente cicatrizados. O tempo de cicatrização varia para cada caso, sendo que pode levar até alguns meses.

Prótese dentária parcial

A prótese dentária parcial fica apoiada sobre uma estrutura de metal, que é instalada aos dentes naturais. Geralmente as coroas são fixadas nos dentes naturais e serve para suportar a prótese.

Prótese dentária imediata

Esse tipo de prótese é fixada sobre as gengivas assim que os dentes são extraídos. No procedimento, o dentista faz a moldagem do maxilar e realiza o planejamento na consulta anterior à instalação da prótese.

Prótese dentária – Cuidados necessários

Quando for manusear sua prótese dentária, tome sempre o cuidado de apoiá-la sobre uma toalinha limpa ou um frasco com água. Isso porque as próteses são bastante frágeis e podem sofrer algumas modificações.

Para realizar a higiene de sua prótese dentária, faça uma escovação diária. Assim você evita que os resíduos de alimentos se acumulem e que se formem placas bacterianas. Com isso você também mantém sua prótese mais branquinha, preservando-a da formação de manchas.

Falando em higienização, vale lembrar também que é importante escovar bem gengivas e língua sempre antes de usar as próteses. Quando for fazer a escovação, prefira utilizar escovas que tenham cerdas macias, afinal a intenção é limpar, não machucar. Ao manter essa prática, você estará promovendo a circulação nos tecidos da boca e ainda ajuda a remover a placa.

Sempre que sua prótese dentária sofrer alguma alteração, se quebrar, sofrer trincas ou se soltar da boca, procure o dentista. Você não vai conseguir consertá-las em casa e ainda poderá piorar a situação, correndo o risco inclusive de causar danos irreparáveis.

Se você está pensando em usar próteses dentárias ou mesmo está precisando trocar as suas, venha para o IBIO! Somos especialistas em próteses na região de Curitiba, além de contarmos com profissionais qualificados e equipamentos de ponta para atender seu caso. Agende sua consulta totalmente gratuita e venha nos conhecer, estamos esperando por você!

alimentação ácida
atm
bichectomia
bochecha
botox
cirurgia
clareamento dental
clareamento dental caseiro
clínica de estética
clínica odontologica
cuidados na alimentação
dentição
dentista
dicas
enxerto ósseo
escova de dentes
estética
estética buchecha
estética corporal
estética dental
estomatologia
extração de siso
facetas de porcelana
gengiva
idosos
implante dental
implante dentario
lentes de contato dental
lipo
odontologia
onde fazer implante dentario
ortodontia
osseointegração
papada
pós-operatório
Proteção aos dentes
prótese dentária
prótese fixa
prótese móvel
reuperação
saúde
saúde bucal
siso
tratamento de canal
valor implante dentario