A prótese dentária é uma das alternativas mais acessíveis para quem quer ter um sorriso completo. Existem dois tipos de próteses e a indicação do modelo depende de cada caso. Se você quer saber mais sobre a prótese dentária, fique atento ao post de hoje!
Tipos de próteses dentárias
Como já dissemos ali no início, as próteses dentárias se dividem em dois grandes grupos, são eles:
Prótese dentária total tradicional
Esse é o tipo mais comum de prótese, que é colocada sobre a gengiva depois que todos os dentes são extraídos. Porém, a fixação não acontece imediatamente, sendo realizada apenas quando os tecidos estiverem totalmente cicatrizados. O tempo de cicatrização varia para cada caso, sendo que pode levar até alguns meses.
Prótese dentária parcial
A prótese dentária parcial fica apoiada sobre uma estrutura de metal, que é instalada aos dentes naturais. Geralmente as coroas são fixadas nos dentes naturais e serve para suportar a prótese.
Prótese dentária imediata
Esse tipo de prótese é fixada sobre as gengivas assim que os dentes são extraídos. No procedimento, o dentista faz a moldagem do maxilar e realiza o planejamento na consulta anterior à instalação da prótese.
Prótese dentária – Cuidados necessários
Quando for manusear sua prótese dentária, tome sempre o cuidado de apoiá-la sobre uma toalinha limpa ou um frasco com água. Isso porque as próteses são bastante frágeis e podem sofrer algumas modificações.
Para realizar a higiene de sua prótese dentária, faça uma escovação diária. Assim você evita que os resíduos de alimentos se acumulem e que se formem placas bacterianas. Com isso você também mantém sua prótese mais branquinha, preservando-a da formação de manchas.
Falando em higienização, vale lembrar também que é importante escovar bem gengivas e língua sempre antes de usar as próteses. Quando for fazer a escovação, prefira utilizar escovas que tenham cerdas macias, afinal a intenção é limpar, não machucar. Ao manter essa prática, você estará promovendo a circulação nos tecidos da boca e ainda ajuda a remover a placa.
Sempre que sua prótese dentária sofrer alguma alteração, se quebrar, sofrer trincas ou se soltar da boca, procure o dentista. Você não vai conseguir consertá-las em casa e ainda poderá piorar a situação, correndo o risco inclusive de causar danos irreparáveis.
Se você está pensando em usar próteses dentárias ou mesmo está precisando trocar as suas, venha para o IBIO! Somos especialistas em próteses na região de Curitiba, além de contarmos com profissionais qualificados e equipamentos de ponta para atender seu caso. Agende sua consulta e venha nos conhecer, estamos esperando por você!