Fio dental no dente com implante – Preciso usar?

09/06/2018

Implantes dentários devem receber cuidados redobrados em relação à saúde bucal. Apesar dos dentes implantados não sofrerem com as cáries, outras complicações podem surgir. Por isso, eles devem ser higienizados com mais cuidado do que os dentes comuns. Sendo assim é importante o uso do fio dental. Os implantes podem sofrer com doenças inflamatórias que afetam as mucosas, manifestando-se por meio de sangramento e podendo causar a perda do implante.

Cuidados diários com o implante

Escovação: Após o implante, os cuidados de escovação devem ser redobrados. Isso serve para evitar problemas e doenças que venham a causar a perda total ou dano parcial no implante. Deve ser realizada periodicamente e dispensa o uso de cremes dentais específicos.

Fio dental: É essencial para o controle do biofilme (placa bacteriana), evitando a doença peri-implantar. Por isso, não pule nenhuma etapa! Para auxiliar e melhorar a higienização, pacientes com implante podem recorrer às escovinhas interdentais.

Escova Interdental: Deve ser utilizada com atenção e cuidado na coroa e na parte fixa do implante que se posiciona para fora da gengiva. A escovinha deve alcançar o sulco gengival, assim como na limpeza de um dente normal. Assim ela remove o excesso de tártaro ou resto de alimentos que podem ter ficado acumulados ali.

E se os cuidados não forem realizados?

Os pacientes com dentição natural que não seguem corretamente os hábitos de higiene estão mais suscetíveis a sofrer com problemas em sua cavidade bucal. O mesmo ocorre com quem possui implante dentário. Assim, quem não faz a limpeza ideal do implante e do restante da boca podem apresentar alguma doença inflamatória. Esse tipo de doença acomete os tecidos ao redor do implante (mucosite periimplantar), podendo causar sangramento e evoluir para o osso ao redor do implante (peri-implante).

Quando quadros como esses não são tratados, podem resultar na perda do implante dentário, por isso cuide do seu com muita atenção. E, principalmente, não deixe de consultar regularmente seu dentista.

Se ficou com alguma dúvida sobre a higienização do seu implante, comente com a sua dúvida. Se quiser agendar uma avaliação gratuita, deixe seu número nos comentários. A equipe IBIO entrará em contato para agendar a melhor data e horário para seu atendimento!

alimentação ácida
atm
bichectomia
botox
buchecha
cirurgia
clareamento dental
clínica de estética
clínica odontologica
cuidados na alimentação
dentição
dentista
dicas
enxerto ósseo
estética
estética buchecha
estética corporal
estética dental
extração de siso
gengiva
idosos
implante dentario
lipo
odontologia
onde fazer implante dentario
ortodontia
osseointegração
papada
pós-operatório
prótese dentária
prótese fixa
prótese móvel
reuperação
saúde
saúde bucal
siso
tratamento de canal
valor implante dentario

Compartilhe esse artigo