Alimentação ácida – Quais os riscos?

01/06/2018

A forma mais fácil de proteger a saúde bucal e os dentes é fazer uma boa higienização e visitar regularmente o dentista. Mesmo assim, existem também outros cuidados que podem ser tomados para evitar colocar em risco a saúde bucal. Entre elas, ficar atento a alguns alimentos que podem prejudicar os dentes.

É mais perigoso em alguma idade?

Alimentos ácidos devem ser evitados por pessoas de todas as idades, porém a importância dessa prática é redobrada quando chegamos à terceira idade.

Isso porque os idosos sofrem de uma diminuição natural da proteção de saliva, substância que possui agentes que neutralizam os malefícios dos açúcares e alimentos ácidos na boca.

Dessa forma, os idosos perdem um pouco da proteção natural. Nesse caso, frutas ácidas, refrigerantes, doces, frutas secas e café devem ser evitados.

Além disso, os alimentos ácidos como por exemplo frutas cítricas (inclusive o tomate), são prejudiciais aos dentes pois causam erosão do esmalte dentário por seu efeito corrosivo. Por isso, o ideal é não consumi-los isoladamente e, se possível, escovar os dentes logo após o consumo.

Bebidas alcoólicas fazem mal aos dentes?

os-riscos-da-alimentação-ácida2-300x204

As bebidas alcoólicas também são prejudiciais à saúde bucal. Isso porque são altamente ácidas e ainda inibe a produção de saliva, ressecando a boca. Esse fator facilita a vida das bactérias e pode, inclusive corroer a gengiva, as bochechas e demais tecidos da boca. Esse efeito na terceira  idade é mais grave ainda, pois como vimos, os idosos já produzem menos saliva.

Dê mais atenção à sua alimentação

Alimentos em conserva, como picles, por exemplo, tem o mesmo efeito por ser conservados em vinagre, substância altamente ácida.

Por outro lado, frutas fibrosas, como a maçã e legumes em geral favorecem a saúde bucal. Adotar uma alimentação saudável traz muitos benefícios, não apenas para os idosos, mas para pessoas de todas as idades.

Um dentista pode te orientar sobre a melhor maneira de manter sua saúde bucal. Venha até o IBIO conversar com um de nossos especialistas. Deixando seu telefone nos comentários, nossa equipe entrará em contato para agendar uma avaliação gratuita no melhor dia e horário para você!

alimentação ácida
atm
bichectomia
botox
buchecha
cirurgia
clareamento dental
clínica de estética
clínica odontologica
cuidados na alimentação
dentição
dentista
dicas
enxerto ósseo
estética
estética buchecha
estética corporal
estética dental
extração de siso
gengiva
idosos
implante dentario
lipo
odontologia
onde fazer implante dentario
ortodontia
osseointegração
papada
pós-operatório
prótese dentária
prótese fixa
prótese móvel
reuperação
saúde
saúde bucal
siso
tratamento de canal
valor implante dentario

Compartilhe esse artigo