Lente de contato dental: quanto tempo dura?

09/11/2018

As lentes de contato dentais são cada vez mais procuradas pelos pacientes nos consultórios, sendo a técnica preferida dos famosos. O procedimento é feito por um dentista e consiste na colocação de pequenas lâminas de porcelana na frente dos dentes. Seu objetivo é mudar a cor, formato, tamanho, ou comprimento dos dentes normais. Até aí tudo bem, mas você sabe quanto tempo dura a lente de contato dental? Continue lendo e descubra!

Duração da lente de contato dental

Há relatos e pesquisas que afirmam que a duração é de até 20 anos. O tempo varia bastante, já que depende de alguns fatores. Além disso, depende de cada paciente. Ou seja, não adianta investir na técnica e deixar de lado uma higienização oral adequada e manter hábitos ruins. Essas atitudes podem diminuir o tempo útil da lente. Isso porque, apesar de serem feitas com material resistente, a conservação pelo paciente é imprescindível.

Principais cuidados para conservação

A boa higienização oral é mais do que obrigatória durante qualquer tratamento. E, claro, as visitas periódicas ao dentista não devem acabar depois da colocação das lentes. É preciso evitar o hábito de roer as unhas. Além disso, é importante evitar usar os dentes para morder alimentos de consistência sólida.

É essencial redobrar os cuidados em pacientes com bruxismo, com o uso de um dispositivo de proteção dos dentes. As placas de relaxamento e a aplicação de toxina botulínica também podem ser soluções para resolver esse problema.

Consultas de retorno

Assim como qualquer procedimento odontológico, a técnica precisa de acompanhamento de um profissional após a aplicação. Se não houver alguma intercorrência, como fraturas ou deslocamentos das lentes, essa revisão pode ser feita a cada seis meses. Dependendo do caso, até pode ser realizada anualmente, durante as visitas periódicas ao dentista. É sempre importante observar se as lentes de contato dentais estão certas e não teve nenhuma irregularidade.

A lente de contato dental precisa ser refeita?

As lentes de contato dentais não pode ser reparada pelo dentista caso lasque ou quebre. Isso significa que, caso precise trocar as lentes, é preciso refazê-las, confeccionando novas lentes.

Como essa técnica não pode ser reparada pelo dentista, ela deve ser reenviada ou refeita pelo protético. Assim, todo cuidado é pouco quando se fala desse procedimento. Fique de olho e não deixe de praticar as recomendações para que suas lentes durem por muito tempo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre lentes de contato dentais, que tal repaginar seu sorriso com esse procedimento? Aproveite que aqui no IBIO a avaliação é gratuita!

alimentação ácida
atm
bichectomia
botox
buchecha
cirurgia
clareamento dental
clínica de estética
clínica odontologica
cuidados na alimentação
dentição
dentista
dicas
enxerto ósseo
estética
estética buchecha
estética corporal
estética dental
extração de siso
gengiva
idosos
implante dentario
lipo
odontologia
onde fazer implante dentario
ortodontia
osseointegração
papada
pós-operatório
prótese dentária
prótese fixa
prótese móvel
reuperação
saúde
saúde bucal
siso
tratamento de canal
valor implante dentario

Compartilhe esse artigo