O implante dentário superior é a alternativa ideal para quem perdeu os dentes da arcada de cima, completando o sorriso. Confira no post de hoje como este procedimento funciona e os tipos que apresenta.
Implante dentário superior – Como funciona
Geralmente, o implante dentário superior exige, previamente, uma tomografia computadorizada. Então, a cirurgia é idealizada utilizando um software próprio, para somente então ser realizada de fato. Isso porque, assim, o cirurgião-dentista já sabe o que esperar do procedimento e como proceder.
Depois disso, o paciente recebe uma anestesia comum – como aquela utilizada para remover cáries. Em seguida, uma incisão é feita com um bisturi, para expor a região óssea onde serão instalados os implantes.
Enfim, os implantes são instalados e as suturas são feitas. Depois deste processo para a colocação de implante dentário superior, é preciso aguardar o período de recuperação. Este pode levar entre três e quatro meses, em média.
Existe, porém, uma técnica que dispensa esta espera, que é conhecida como carga imediata. Com ela, a instalação do implante dentário superior pode ser realizado pela manhã, e já no período da tarde são instalados os implantes provisórios. Assim, você já vai para a casa com o sorriso completo.
Este método, contudo, requer algumas condições mínimas para ser realizado. É preciso que o paciente tenha boa altura e largura óssea, em qualidade adequada. Isso pode ser comprovado por meio do exame de tomografia.
Tipos de implante dentário superior
Existem diversos tipos de implante dentário superior que podem ser realizados para completar o sorriso. Confira alguns deles:
Todos os dentes em seis implantes
Pacientes que perderam todas as unidades dentárias superiores podem realizar a instalação de todos os dentes em seis implantes.
As próteses sobre implantes consistem, geralmente, em 12 dentes e são fixadas sobre os seis implantes.
A prótese fixa sobre implantes pode ser tanto de material cerâmico como de material metal-acrílico. Sendo que esta última consiste em uma barra de metal com seis orifícios, onde são instalados os implantes. Ela é responsável por oferecer maior estabilidade e resistência ao implante dentário superior.
Dois implantes para suprir a falta de três dentes
Quem perdeu 3 unidades dentárias, pode optar pela instalação de dois implantes dentários superiores.
Nesta modalidade, a falta de três dentes é preenchida com a colocação de dois implantes com próteses de três coroas. A coroa intermediária fica apoiada na gengiva, dispensando a instalação de mais um implante.
Com este procedimento, o custo do tratamento fica mais baixo. Isso porque são instalados somente dois implantes.
Implante unitário fixo
Pessoas que perderam uma única unidade dentária, o implante dentário superior pode ser do tipo unitário fixo.
Na cirurgia desta técnica, um parafuso de titânio é instalado na mandíbula. Então, dois a três meses depois, uma prótese ou coroa é fixada sobre ele. Esse intervalo de tempo serve para a recuperação e é fundamental para completar a osseointegração.
Implante dentário superior: diversas opções para restabelecer seu sorriso!
As alternativas para restabelecer o sorriso de quem precisa de implante dentário superior são várias. Mas, qual delas será a mais adequada para o seu caso?
Marque agora mesmo sua avaliação e venha descobrir no IBIO! Nossos dentistas podem avaliar o seu caso específico, com apoio de uma infraestrutura completa, equipamentos de ponta e com o suporte de profissionais altamente capacitados. Afinal, aqui nossa prioridade é devolver sua vontade de sorrir!