Implante dentário – Passo a Passo

05/09/2018

A cirurgia para colocar  implantes dentários é bem simples, segura e não dói. Assim como o procedimento, o pós-operatório também é simples e tranquilo. Com as atuais técnicas, mais desenvolvidas, também é rápido, podendo durar apenas vinte minutos nos casos mais simples. A cirurgia é realizada no próprio consultório odontológico, com anestesia local, e o paciente não sente dor. Confira abaixo o passo a passo do procedimento de instalação de implantes dentários.

O implante dentário é feito a partir de um processo que envolve duas etapas:

Cirúrgica:

Onde são instalados os implantes que substituirão as raízes naturais dos dentes.

Prótese:

Onde serão instaladas as próteses dentárias, ou seja, os dentes artificiais. Estes irão ocupar o lugar dos dentes naturais ausentes ou deteriorados.  

Como funciona o passo a passo

A seguir, vamos explicar como funciona a instalação de um implante dentário passo a passo:

1º Passo: o procedimento consiste em uma pequena incisão (corte) na gengiva, para expor o leito ósseo. O dentista precisa ter bom acesso à região para instalar o implante corretamente.

2º Passo: em seguida, se utilizam pequenas brocas que realizam a perfuração do osso. O processo é realizado de forma a expandir progressivamente a cavidade. Isso para que possa receber o implante do tamanho selecionado pelo implantodontista.

3º Passo: o implante é inserido na cavidade e recebe uma tampa de proteção (cicatrizador).

4º Passo: Realiza-se uma sutura da região.

O procedimento mais detalhado

No tratamento clássico com implantes, ele é fixado cirurgicamente no osso. Depois a gengiva é suturada e o local fica em repouso de três semanas a seis meses. O tempo de repouso depende da situação óssea do paciente e da marca do implante. O parafuso do implante fica no interior do tecido ósseo, no processo chamado de osseointegração. Assim ele fica protegido das forças mastigatórias e de resíduos alimentares.

Em seguida, o cicatrizador é retirado e um pilar metálico é adaptado para receber a prótese. Durante o período de repouso, o paciente pode utilizar uma prótese provisória para as atividades do dia a dia.

Em alguns casos, o implante pode ser feito sem cortes, por meio de uma pequena abertura circular feita na gengiva (cirurgia guiada). Isso favorece muito a cicatrização da região.

A cirurgia deve ser feita por um dentista especializado em implantodontia. De preferência,  com experiência e conhecimento na área para determinar o melhor tratamento para cada caso.

Por fim, para ter um bom pós-operatório, as pessoas que passam por esse procedimento devem seguir as orientações do dentista. Também é importante manter uma boa higiene bucal.

Como vimos no passo a passo, em resumo, a colocação de um implante dentário é um procedimento bem simples, não dói e traz uma grande mudança na vida de quem o realiza.

Precisa realizar implantes dentários? Não perca tempo e aproveite logo os benefícios que esse procedimento pode lhe proporcionar! Entre em contato e agende já sua avaliação totalmente gratuita no dia e horário mais confortável para você!

alimentação ácida
atm
bichectomia
bochecha
botox
cirurgia
clareamento dental
clareamento dental caseiro
clínica de estética
clínica odontologica
cuidados na alimentação
dentição
dentista
dicas
enxerto ósseo
escova de dentes
estética
estética buchecha
estética corporal
estética dental
estomatologia
extração de siso
facetas de porcelana
gengiva
idosos
implante dental
implante dentario
lentes de contato dental
lipo
odontologia
onde fazer implante dentario
ortodontia
osseointegração
papada
pós-operatório
Proteção aos dentes
prótese dentária
prótese fixa
prótese móvel
reuperação
saúde
saúde bucal
siso
tratamento de canal
valor implante dentario