Higiene Bucal para quem tem implante

28/05/2019

A higiene bucal para quem tem implante precisa ser ainda mais cuidadosa do que o normal. Afinal, disso depende o sucesso do procedimento e garante sua durabilidade. Se você fez implantes dentários, confira como deve ser sua rotina de higienização bucal.

Importância da higienização bucal para quem tem implante

O implante dentário trata-se de uma  peça confeccionada em material estéril e é totalmente seguro para a massa óssea e a gengiva. Porém, ainda assim ele pode sofrer acúmulo de resíduos alimentares, formando tártaros em torno de sua coroa e fixador. Portanto, uma higienização deficiente pode causar complicações no implante dentário, como pode acontecer com os dentes naturais.

Perigos de não realizar uma higiene bucal adequada

Quando os implantes não recebem os cuidados adequados, algumas doenças periodontais podem se manifestar. As principais são a mucosite e o periimplantite – que causa inflamações nas gengivas e no osso.

O perigo dessas complicações é que elas não apresentam sintomas. Isso significa que a pessoa que está sofrendo com algum desses problemas pode demorar para procurar tratamento. Como consequência disso, o paciente pode até perder o implante.

Higiene bucal para quem tem implante

Os cuidados com a higiene bucal para quem tem implante envolvem basicamente a retirada de resíduos de alimentos que podem se acumular entre a prótese e os pinos do implante. Para isso, é  importante fazer uma escovação adequada. Confira o passo a passo abaixo:

Comece com o fio dental, para manter os implantes, pontes e barras fixas limpos e livres de placas bacterianas. Em seguida, passe para a escovação.

Faça movimentos que vão da gengiva às pontas dos dentes, mantendo a escova em um ângulo de 45º para fazer a limpeza da superfície voltada para a bochecha, tanto dos dentes  superiores quanto dos inferiores. Escove a face interna dos dentes e a superfície usada para mastigar, utilizando movimentos circulares. Você pode complementar a escovação com as escovas interdentais, que vão remover os resíduos onde os espaços interdentais forem maiores – onde geralmente o fio dental não consegue realizar uma limpeza eficiente.

Por fim, escove também a língua com movimentos suaves para retirar as bactérias e deixar o hálito fresco.

Consulte regularmente o dentista

É importante que a higiene bucal para quem tem implante seja complementada com visitas regulares ao dentista. Isso porque ele poderá realizar uma limpeza mais profunda e ainda conseguirá identificar caso você esteja apresentando alguma complicação e que ainda não tenha percebido.

Aqui no IBIO temos profissionais altamente qualificados para tratar do seu implante dentário e orientar a melhor forma de realizar a higiene bucal. Marque agora mesmo sua avaliação totalmente gratuita e descubra porque somos referência em odontologia na região de Curitiba!

açúcar
alimentação ácida
atm
bichectomia
bochecha
botox
cirurgia
clareamento dental
clareamento dental caseiro
clínica de estética
clínica odontologica
cuidados na alimentação
dentes
dentição
dentista
dicas
enxerto ósseo
escova de dentes
estética
estética buchecha
estética corporal
estética dental
estomatologia
extração de siso
facetas de porcelana
gengiva
higienização bucal
idosos
implante dental
implante dentario
implantes dentérios
lentes de contato dental
lipo
odontologia
onde fazer implante dentario
ortodontia
osseointegração
papada
pós-operatório
Proteção aos dentes
prótese dentária
prótese fixa
prótese móvel
reuperação
saúde
saúde bucal
siso
tratamento de canal
valor implante dentario