Extração do siso: tudo o que você precisa saber sobre esse procedimento

19/02/2019

A extração do siso é um dos momentos mais temidos para a maioria dos pacientes. Procedimento considerado doloroso e incômodo, é muitas vezes evitado por medo. Porém, a extração do siso precisa ser desmistificada para que as pessoas entendam sua importância. É isso que vamos fazer hoje: te contar tudo o que você precisa saber sobre extração do siso.

extração-siso-ibio

Nem sempre é preciso extrair

Antes de mais nada, é preciso entender que nem sempre é preciso fazer a extração dos dentes do siso. Geralmente se não há dor ou incômodo, ou se os sisos não atrapalharam o alinhamento dos demais dentes, é desnecessário. Mas isso quem vai determinar é o dentista, não pode ser uma escolha sem base em uma avaliação.

É comum que os dentistas recomendem a extração do siso quando o rompimento da gengiva é dolorosa para o paciente. Também pode ser indicada quando o dente está em ângulo inapropriado ou comprometeu o alinhamento dos outros dentes.

Como as complicações geralmente acontecem com a maioria das pessoas, dá impressão que os sisos sempre devem ser extraídos. Mas como vimos, varia muito de caso para caso. Porém, é importante lembrar que antes de qualquer decisão, é preciso passar por consulta com um especialista.

A extração do siso foi recomendada, e agora?

O processo de extração dura cerca de 30 minutos para cada dente. Eles até podem ser extraídos no mesmo dia, dependendo do posicionamento dos dentes, fase de desenvolvimento, entre outros.

O primeiro passo é a aplicação da anestesia local. Em seguida, o cirurgião-dentista vai fazer um corte pequeno na gengiva. Feito isso, são realizados os passos para a remoção do siso e, ao terminar, é feita a sutura. Também é possível fazer a extração do siso antes que ele nasça. Para isso, basta que o dentista retire o osso que recobre o dente para realizar o procedimento.

O procedimento de extração do siso é dolorosa?

Como é realizada a aplicação da anestesia local, você não vai sentir dor durante a extração do siso. O que pode ocorrer é que você sinta um certo incômodo por causa do difícil acesso à região. O manuseio dos equipamentos também pode ser um pouco desconfortável.

Extrair um siso implica extrair os outros sisos?

Nem sempre, mas o que acontece é que geralmente os antagonistas são extraídos juntos. Ou seja, se o siso inferior é retirado, o superior também é. Afinal, os dentes antagonistas trabalham em conjunto, e quando um perde o apoio do outro, pode acabar desalinhando a arcada.

E como é o pós-operatório?

O pós-operatório da extração do siso é bem tranquila, se as recomendações do dentista forem seguidas. Portanto, é preciso que o paciente mantenha uma dieta pastosa ou líquida, como sopas, por exemplo. A temperatura dos alimentos e bebidas também é importante: devem ser, preferencialmente gelados ou em temperatura ambiente. Isso contribui para a melhor cicatrização e ainda diminui o inchaço causado pela extração.

Quanto à higienização, nas primeiras 24 horas, evite escovar os dentes próximos aos sisos extraídos. A partir do segundo dia, já é possível voltar a escovar todos os dentes, mas com suavidade. Também é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas e fumar durante o período de cicatrização. As substâncias tóxicas do cigarro podem atrapalhar a cicatrização e o álcool causar reação com os antibióticos.

Também é importante manter a cabeça mais elevada do que o corpo por 24 horas. Além disso, evite falar muito e fazer esforços excessivos. Outra recomendação é não ficar exposto ao sol e evitar atividades físicas e banhos muito quentes nos primeiros 5 dias.

Nas primeiras 24 horas após o procedimento, é comum que ocorram leves sangramentos. Caso isso aconteça, o especialista pode recomendar que o local seja limpo com uma gaze. Mas se o sangramento for muito intenso, o ideal é procurar imediatamente o dentista. A cicatrização completa costuma ocorrer ao fim de uma semana.

Não tenha medo!

Agora que você sabe tudo o que precisa sobre a extração do siso, não precisa mais ter medo. Afinal, esse procedimento te ajuda a aliviar dores que estejam causando incômodo. Também contribui para melhorar o alinhamento dos seus dentes quando ocorre uma sobreposição dentária por falta de espaço na boca. Por isso, se você precisar passar pela extração do siso, encare o procedimento como algo necessário e mantenha a tranquilidade.

Sabe o que pode te acalmar ainda mais no momento de extrair os sisos? Confiar em uma clínica que tem experiência e tradição no assunto. Como o IBIO! Temos equipamentos de ponta e profissionais extremamente qualificados para atender você. Além disso, todos os nossos procedimentos tem garantia! Marque já sua avaliação gratuita e venha nos conhecer. Estamos te esperando!

alimentação ácida
atm
bichectomia
bochecha
botox
cirurgia
clareamento dental
clareamento dental caseiro
clínica de estética
clínica odontologica
cuidados na alimentação
dentição
dentista
dicas
enxerto ósseo
escova de dentes
estética
estética buchecha
estética corporal
estética dental
estomatologia
extração de siso
facetas de porcelana
gengiva
idosos
implante dental
implante dentario
lentes de contato dental
lipo
odontologia
onde fazer implante dentario
ortodontia
osseointegração
papada
pós-operatório
Proteção aos dentes
prótese dentária
prótese fixa
prótese móvel
reuperação
saúde
saúde bucal
siso
tratamento de canal
valor implante dentario