Tipos de Prótese Dentária – Conheça os principais

30/11/2018

Próteses dentárias são a solução ideal para quem perdeu um ou mais dentes. Reintegrar a dentição é importante para que as funções da mastigação, fala, respiração e até a estética do rosto sejam preservadas. Quer conhecer alguns dos principais tipos de próteses dentárias? Acompanhe esse post!

Prótese total

Também conhecida como dentadura, esse tipo de prótese é confeccionada baseando-se na anatomia da boca, maxilar e mandíbula do paciente.Ela apenas fica apoiada nas gengivas, com o fim de ser retirada e recolocada.

A prótese total é recomendada a pacientes que perderam todos os dentes naturais. Porém, a eficiência desse tratamento depende da quantidade de osso remanescente. A qualidade do tecido mole – ou gengiva – também influencia no sucesso desse tratamento.

Prótese parcial removível

Esse tipo de prótese móvel é usada em casos onde é impossível realizar a colocação para implantes dentários. Também é uma solução para quando os dentes de apoio para uma prótese fixa não são adequados.

Ela é feita a partir de uma estrutura metálica ou plástica, sobre o qual são inseridos os dentes. Sua confecção considera a saúde dos dentes de apoio, a mecânica da função mastigatória, sua fixação e sua estabilidade. Em sua produção, são utilizados dois materiais: metal e resina.

Prótese sobre implante (overdenture)

Esse tipo de prótese são totalmente retidas aos dentes por componentes protéticos. Pode ser realizada no osso superior ou inferior. Essas próteses se dividem em Barra-clip e O’Ring.

O Barra-clip fixa a prótese por meio de clips que se adaptam a uma barra soldada sobre os implantes.

O O’Ring liga a prótese por meio de um anel metálico ou de teflon, que se encaixa em um componente protético – em formato de bola – adaptado sobre os implantes.

Implante dentário

Feitos com titânio, os implantes servem para substituir as raízes dos dentes, e servem como suporte para a colocação da prótese. São implantados no osso da maxila ou mandíbula e aguardam o tempo de cicatrização  óssea – ou osseointegração.

O tempo da osseointegração varia de acordo com a qualidade óssea dos pacientes. Enfim, quando a cicatrização óssea está completa, dá-se início à colocação da prótese.

Os implantes podem substituir uma, algumas ou todas as raízes.

Agora que você já conhece os principais tipos de próteses dentárias e como eles funcionam, que tal marcar uma avaliação? Assim você descobre qual desses tratamentos é o mais indicado para você. Aproveite: aqui no IBIO a avaliação é totalmente gratuita!

alimentação ácida
atm
bichectomia
bochecha
botox
cirurgia
clareamento dental
clareamento dental caseiro
clínica de estética
clínica odontologica
cuidados na alimentação
dentição
dentista
dicas
enxerto ósseo
escova de dentes
estética
estética buchecha
estética corporal
estética dental
estomatologia
extração de siso
facetas de porcelana
gengiva
idosos
implante dental
implante dentario
lentes de contato dental
lipo
odontologia
onde fazer implante dentario
ortodontia
osseointegração
papada
pós-operatório
Proteção aos dentes
prótese dentária
prótese fixa
prótese móvel
reuperação
saúde
saúde bucal
siso
tratamento de canal
valor implante dentario