Conheça os alimentos que ajudam a proteger os dentes

02/05/2019

Alguns alimentos ajudam a proteger os dentes e mantê-los fortes e saudáveis. Vamos listar alguns deles no post de hoje.

Não é novidade que manter uma alimentação balanceada faz bem para a saúde como um todo. Porém, existem alguns alimentos que, além de manter o corpo saudável, ainda são capazes de proteger os dentes.

Alimentos que ajudam a proteger os dentes

O leite é um pouco óbvio quando pensamos em alimentos que protegem os dentes. Mas você já pensou que alimentos como uva passa e pepino também podem ajudar a proteger seus dentes? Confira abaixo outros alimentos que ajudam a manter a saúde bucal:

Leite

O leite é, indiscutivelmente, uma excelente fonte de cálcio para o organismo. Como já sabemos, o cálcio é o elemento que ajuda a fortalecer ossos e dentes. Por isso começamos a lista com essa bebida repleta de nutrientes, que faz bem à saúde em geral. Mas não esqueça: que o cálcio seja sintetizado pelo organismo, é preciso absorver a vitamina D. Como fazer isso? Basta tomar sol por 10 minutinhos todos os dias. Outra forma de obter esta vitamina é consumindo peixes como o salmão, a sardinha e o atum.

Verduras e vegetais de cor verde escura

Brócolis, couve-manteiga e demais verduras e vegetais de cor verde escura também são excelente fonte de cálcio. Além de ser uma alternativa para veganos, vegetarianos, alérgicos e intolerantes à lactose, que não consomem leite. Nestes casos, outra forma de absorver a quantidade ideal de cálcio sem ingerir leite é optar pelos suplementos.

Fibras

Os alimentos que contém fibras exigem maior tempo de  mastigação, e com isso ajudam a remover impurezas acumuladas nos dentes, consequentemente ajudando a proteger os dentes. Além disso, justamente por exigir maior tempo de mastigação, estimulam a produção de saliva, que ajuda a limpar os dentes.

Assim, alimentos como maçã, pera e amêndoas fortalecem o organismo graças às suas vitaminas. Ainda por cima, ainda ajudam a proteger os dentes pois evitam a formação da placa bacteriana e complicações como a gengivite. Bem como previnem a deterioração do esmalte dentário.

Pepino

Outro alimento que ajuda a manter a saúde bucal. Ao ser consumido, o pepino promove a produção de saliva, que, como já dissemos, limpa os dentes naturalmente. Como consequência, esse alimento ajuda a proteger os dentes, removendo as bactérias.

Passas

As uvas passas também ajudam a proteger os dentes. Isso porque contém alta concentração de cálcio, ferro e boro, tornando ossos e dentição mais fortes e resistentes.

Com uma alimentação balanceada e saudável, seus dentes se manterão sempre fortes e estarão protegidos. Contudo, lembre-se que a principal forma de manter a saúde bucal é consultar regularmente o dentista.

Se você procura por profissionais altamente capacitados, com suporte de equipamentos de ponta para cuidar do seu sorriso, venha para o IBIO! Somos tradição na região de Curitiba e contamos com milhares de pacientes satisfeitos. Agende agora mesmo uma avaliação gratuita, conheça e comprove a qualidade de quem é referência em odontologia.

alimentação ácida
atm
bichectomia
bochecha
botox
cirurgia
clareamento dental
clareamento dental caseiro
clínica de estética
clínica odontologica
cuidados na alimentação
dentição
dentista
dicas
enxerto ósseo
escova de dentes
estética
estética buchecha
estética corporal
estética dental
estomatologia
extração de siso
facetas de porcelana
gengiva
idosos
implante dental
implante dentario
lentes de contato dental
lipo
odontologia
onde fazer implante dentario
ortodontia
osseointegração
papada
pós-operatório
Proteção aos dentes
prótese dentária
prótese fixa
prótese móvel
reuperação
saúde
saúde bucal
siso
tratamento de canal
valor implante dentario