O que é a endodontia?
Na odontologia a endodontia é a especialidade que faz tratamento do interior do dente. Conhecemos muito o tratamento de canal, mas não é o único procedimento feito por um endodontista.
A endodontia cuida dos tratamentos relacionados a polpa do dente. A polpa fica lá dentro do dente, ela contém vasos sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo e cria os tecidos duros que ficam mais acima nas camadas do dente.
A polpa vai da coroa do dente até a raiz, acabando por criar conexões com os tecidos que ficam em torno da raiz. A polpa é fundamental para o crescimento, desenvolvimento e saúde do dente. Quando o dente fica maduro, ele consegue sobreviver sem a polpa, porque o dente continua sendo nutrido pelos tecidos que o cercam.
Como saber se você precisa de um tratamento de canal?
Quando a polpa do dente fica infeccionada ou infectada é sinal que chegou a hora de fazer um tratamento de canal. Essa inflamação ou infecção pode ser causada por diferentes razões: pode ser uma cárie muito profunda, vários procedimentos de desgaste do dente para tratamento, ou há casos onde acontece uma rachadura ou lasca no dente, mesmo que não sejam visíveis. Uma lesão no dente também pode causar problemas à polpa. Se a infecção da polpa não for tratada, podemos sofrer um abscesso, a formação de um cisto de pus.
Sintomas que indicam que você pode precisar de um tratamento de canal
Se você tiver algum desses sintomas abaixo, talvez seja a hora de procurar um dentista para fazer o tratamento de canal:
• Dores fortes quando mastiga ou morde
• Apareceu um abscesso, a famosa “espinha” na sua gengiva
• Seu dente está lascado, trincado ou quebrado
• Está sentido muita sensibilidade ao calor ou ao frio nos dentes, mesmo um pouco depois quando a fonte que provocou for removida do local.
• Sua gengiva está inchada ou muito sensível.
• Suas gengivas estão muito escuras ou mesmo deterioradas.
Como acontece o tratamento de canal?
Para tratar o canal de seu dente, o endodontista fará a remoção da polpa inflamada ou infectada. Depois ele limpa e molda cuidadosamente o interior do canal radicular. Em seguida ele irá preencher e selar o espaço que ficou vazio. Após esse processo ele irá colocar uma coroa ou uma restauração no dente para proteger o local e restaurar a função dental. Feito isso seu dente voltará ao funcionamento normal.