BLOG

Acompanhe nosso blog!

Aqui você encontra informações,
novidades e curiosidades sobre o mundo da Odontologia e Estética.

Como Manter a Escova Livre de Bactérias

Como Manter a Escova Livre de Bactérias

Manter a escova livre de bactérias é tão importante quanto fazer uma boa higiene bucal. Afinal, de nada adianta fazer uma escovação caprichada se sua escova estiver infectada. Para te ajudar nessa tarefa, montamos uma lista de coisas que você pode fazer para manter a escova sempre limpa:

Faça uma limpeza diária

Após escovar os dentes, o ideal é – depois de enxaguar os resíduos da escovação – borrifar um antisséptico bucal nas cerdas. 

Mantê-la imersa em enxaguante bucal por aproximadamente 20 minutos também pode ajudar a mantê-la limpa e livre de bactérias.

Enxágue a escova antes e depois de usar

Enxaguar a escova antes de usar é ideal para remover os resíduos removidos pelo enxaguante bucal onde ela esteve submersa. 

Depois da escovação, como já dissemos, é importante enxaguar a escova para retirar os resíduos de creme dental e bactérias que ficaram nas cerdas.

Evite manter a escova molhada

Permitir que a escova fique sempre molhada é uma forma de promover a proliferação de bactérias. Isso porque as cerdas são ambiente propício para a cultura de fungos, germes e demais microorganismos. 

Portanto, ao terminar a escovação, enxágue e agite vigorosamente a escova para eliminar ao máximo o excesso de água. Outra boa prática é deixá-la em pé, para que seque mais rápido.

Prefira manter a escova em recipientes abertos

O acúmulo de bactérias nas escovas é ainda maior se elas são acondicionadas em recipientes fechados. Afinal, quando estão abafadas, as escovas demoram mais a secar e acabam formando uma proliferação de microorganismos.

Evite que sua escova fique em contato com escovas de outras pessoas

Manter as próximas umas das outras permite a troca de fluidos entre elas. Com isso, você pode acabar contraindo complicações como cáries e infecções. Por isso, evite que sua escova fique em contato com as de outras pessoas.

Mantenha a escova longe do vaso sanitário

Ao dar a descarga, são liberados no ar os coliformes fecais – bactérias que vivem nas fezes. E, se sua escova estiver por perto, irá ficar infectada. Portanto, mantenha a escova longe do vaso sanitário.

Estes são alguns cuidados que você deve tomar para manter sua escova livre das bactérias. Você já adota algum deles? Conta para a gente nos comentários!

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

Facebook
WhatsApp
Twitter