Açúcar faz mal aos dentes?

04/06/2019

Desde crianças ouvimos que doces prejudicam nossa saúde bucal. Mas será que, de fato, o açúcar faz mal aos dentes? Continue lendo e descubra!

O açúcar está presente em nossas rotinas de forma marcante: na sobremesa, no cafezinho da tarde ou no lanche, ele é muito apreciado. Porém, quando o assunto é manter a boca saudável, ele logo passa de mocinho a vilão.

De que forma o açúcar faz mal aos dentes

Na boca, existem bactérias que estão ali para ajudar na digestão dos alimentos que são consumidos. A principal fonte de energia destas bactérias é justamente o açúcar. Assim, ao ingerir açúcar, estas bactérias alimentam-se dele, metabolizado a substância e produzindo ácidos. Estes, por sua vez, corroem o esmalte dos dentes aos poucos, causando cáries e outras complicações. Esse processo de produção dos ácidos ocorre apenas 20 minutos após a ingestão do açúcar.

Açúcar durante a noite, nem pensar

A saliva possui enzimas e demais compostos antibacterianos que ajudam o organismo a atenuar o efeito do ácido. Porém, durante a noite, há uma redução significativa na produção da saliva, fazendo com que sua ação protetora diminua. Portanto, neste período, o açúcar faz mal aos dentes de forma ainda maior.

Uma higienização correta antes de dormir, contudo, já é suficiente para manter os dentes a salvo dos ataques das bactérias.

Como evitar complicações bucais decorrentes do consumo

Na verdade não podemos dizer que o açúcar faz mal aos dentes por si só. O que realmente  prejudica a saúde bucal é a higienização ineficiente. Então, não precisa se abster totalmente de ingerir alimentos e bebidas doces.

Para neutralizar os efeitos do ácido produzido pelas bactérias, basta realizar uma boa higienização bucal, até 20 minutos após consumir o açúcar. Vale lembrar que é preciso fazer uma escovação adequada e passar fio dental pelo menos uma vez ao dia.

Claro que reduzir o consumo de alimentos açucarados também resolve. Pode-se optar pelos alimentos diet, porque eles não contém sacarose. Entretanto, como são recomendados para pessoas portadoras de diabetes, seu consumo precisa ser feito com comedimento.

O ideal é substituir o açúcar por alimentos mais saudáveis, como os ricos em cálcio, as oleaginosas e as fibras. Esta troca é benéfica não apenas para manter o sorriso bonito e saudável, mas também para preservar a saúde do corpo como um todo. Afinal, o açúcar faz mal aos dentes e ao organismo em geral.

Além de manter uma higienização adequada e uma alimentação equilibrada, é importante manter consultas regulares ao dentista. Dessa forma, ele poderá identificar possíveis indícios dos ataques ácidos e ainda orientar melhores hábitos de escovação.

Os dentistas aqui do IBIO são altamente capacitados para manter sua boca sempre saudável. Marque agora mesmo sua avaliação totalmente gratuita e venha ser tratado por quem é referência em odontologia!

açúcar
alimentação ácida
atm
bichectomia
bochecha
botox
cirurgia
clareamento dental
clareamento dental caseiro
clínica de estética
clínica odontologica
cuidados na alimentação
dentes
dentição
dentista
dicas
enxerto ósseo
escova de dentes
estética
estética buchecha
estética corporal
estética dental
estomatologia
extração de siso
facetas de porcelana
gengiva
higienização bucal
idosos
implante dental
implante dentario
implantes dentérios
lentes de contato dental
lipo
odontologia
onde fazer implante dentario
ortodontia
osseointegração
papada
pós-operatório
Proteção aos dentes
prótese dentária
prótese fixa
prótese móvel
reuperação
saúde
saúde bucal
siso
tratamento de canal
valor implante dentario